sábado, 27 de novembro de 2010

5 Coisas Bizarras que Você não Sabia sobre o Natal


Estamos a menos de um Mês no Natal, mas já podemos perceber o espírito Natalino tomando conta das ruas. Pensando nisso, decidi fazer um lista com algumas coisas bastante Peculiares sobre essa festa que aproxima famílias no Mundo Inteiro. Os itens presentes na lista são muito interessantes, e tenho certeza que vocês não conhecem muitas das histórias que serão apresentadas.



O Presépio de Natal


Acho que todo mundo deve saber o que é um Presépio de Natal, mas para quem não sabe, um Presépio é formado basicamente pelo menino Jesus, José, Maria, os três Reis Magos e alguns animais, porém em algumas partes de Portugal e da Espanha, existe um elemento a mais no mesmo. Tradicionalmente nesses países, é colocado junto ao presépio, um homem defecando próximo a manjedoura onde Jesus nasceu. Eu pesquisei em vários livros, mas não consegui descobrir qual seria a simbologia da tal figura de homem.


A Proibição do Natal


Do ano de 1659 ao ano de 1681, o Natal foi proibido em Massachusetts, Estados Unidos. Segundo registros da época, a proibição se deu por meio da ação dos Puritanos, que não consideravam o dia 25 de Dezembro como uma data de festividades. Eles afirmavam que não havia na Bíblia nenhuma passagem que falasse sobre as comemorações na data em questão, e que o Natal era uma criação da Igreja Católica, e por esse motivo, deveria ser proibido definitivamente. Por conta disso, em Massachusetts, o Natal foi proibido  durante 22 anos, até que em 1681, ele foi novamente liberado, por meio de um protesto realizado por algumas pessoas.


A Suposta Origem das Bolas de Natal


Antes de começar, vou logo avisando que essa história é apenas uma lenda, não existe provas concretas de que ela seja mesmo verdade. A lenda diz que o Rei Leão V estava orando sozinho frente ao altar de Santa Sofia, quando um grupo de conspiradores disfarçados de Padres, liderados por Miguel Amoriana, tentaram matar o Rei com golpes de faca. Desarmado, Leão V tentou se defender com os castiçais da capela, mas depois de 1 hora de luta, ele foi vencido pelo cansaço. Após ter derrotado o Rei, Miguel foi declarado Imperador, e ordenou a castração de Leão V e de seus quatro filho. Segundo a Lenda, essa foi a origem das bolas coloridas, colocadas nas árvores de Natal.


O Animal de Estimação do Papai Noel


Na Islândia, anualmente é contada para as crianças, a história do "bichinho" de estimação do Papail Noel. As Mães Islandesas dizem para seus filhos que quem se comportar bem, irá ganhar muitos presentes do Bom Velhinho, mas as crianças que fosse mal comportadas, seriam devoradas pelo Gato de estimação do Papai Noel. O mais interessante é a descrição do animal feita pelas Mães: "Ele é uma besta feroz que adora comer crianças que não obedecem seus pais. Não se deixe levar por sua aparência; ele é um lindo gatinho, mas quando se transforma, vira um monstro enorme de olhos vermelhos". Com uma descrição dessas, qual criança não iria se comportar?


Os Wassailers


Todos sabem como funciona a entrega de doces no Halloween: As crianças batem nas portas das casas e falam a famosa frase "Doces ou Travessuras?", e recebem os doces, mas na Antiga Inglaterra, na época do Natal, as coisas funcionavam de um jeito bem diferente. Os Wassailers eram um grupo de pessoas que na noite de Natal, invadiam as casas e exigiam do proprietário comida, bebida e dinheiro, e só deixavam as mesmas depois de terem levado toda a comida da despensa. Felizmente, essa é mais uma tradição que ficou perdida no tempo, assim como tantas outras.


7 comentários:

cara me desculpe, mas tá muito dificil acreditar em qualquer uma dessas historias

Cara eu só não posso garantir a História de número 3, sobre as bolas de Natal, que como está escrito no Próprio Post, é apenas uma Lenda, porém as demais são fatos verídicos, isso eu posso garantir.

A verdadeira histório do Natal. Por que dia 25 de dezembro?
Simples: os povos antigos observaram (de uma perspectiva geocêntrica) que o sol faz uma descida anual para o sul até 21 ou 22 de dezembro - o solstício do inverno - quando cessa de se mover para o sul por três dias, e começa então se mover para o norte outra vez.
Durante este período, os antigos declaravam que o deus Sol tinha "morrido" por três dias e "nascido outra vez" em 25 de dezembro. Assim, estas muitas culturas diferentes comemoravam o "aniversário do deus Sol" em 25 de dezembro.

Com efeito: os cultores do Sol - identificado, em vários lugares, com o Deus Mitra - celebravam naquela data o novo surto do Sol ou o alongamento dos dias após o declínio da luz solar no outono e no início do inverno (europeu).
Assim, o Calendário do astrólogo Antíoco rezava no seu original grego: “Mês de dezembro, 25: Natal do Sol, cresce a luz”.
O Calendário de Fúrio Filócalo registrava: “25 de dezembro, Natal do Sol Invicto”.
César recomendava os jogos que, no fim do ano, celebravam “a luz do Sol invicto”.
O deus pré-cristão Mitra — conhecido como o filho de Deus e a luz do mundo — teria nascido então no dia 25 de dezembro. E o recém-nascido, Mitra, foi presenteado com ouro, incenso e mirra. Quando morreu foi enterrado em uma tumba de pedra e ressuscitou três dias depois. A propósito, o dia 25 de dezembro também é o aniversário de Osíris, Adonis e Dionísio. E até o dia sagrado da semana – domingo – já era consagrado pelos pagãos.
E tudo isso já ocorria milênios antes do suposto nascimento e existência de Cristo...

Mas então, de onde surgiu Papai Noel?

Ocorre que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel - que usava roupa verde - com as cores vermelha e branca, as cores de seu rótulo.
Tal campanha fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.
A imagem do Papai Noel simpático, rotundo, barbudo e de roupas vermelhas - que se convencionou quase como uma instituição na história recente da sociedade ocidental - nada mais é do que fruto de uma esperta ação de marketing.
E quem deu a cara ao bom velhinho que conhecemos hoje foi o ilustrador norte-americano Haddon Sundblom, falecido em 1976.
Em 1931, ele recebeu a missão da Coca-Cola para conceber um Papai Noel mais "humano", mas com as cores vermelha e branca, já que estas são as cores de seu rótulo.
Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde.
Então, inspirou-se no poema “Uma Visita de São Nicolau” de Clement Moore, datado de 1822 e que descrevia as viagens de trenó e descidas pela chaminé. O poema foi um sucesso e rapidamente popularizou o personagem. O modelo para “Noel” foi um vizinho de Sundblom.

Haddon Sundblom foi uma das principais referências do hiper-realismo. O cara era um gênio, pois é também de autoria dele outro ícone do designer da primeira metade do século passado, a figura que ilustra os rótulos da marca Quaker.Pintando sempre em óleo e acrílico, buscava inspiração em modelos vivos, como o vizinho que virou Papai Noel, os filhos, a esposa e outras mulheres.
Como vêem, a realidade é sempre mais crua...

os bonecos sao uma tradiçao e eles acreditao de traga sorte sao os "cagones "

Entrem no meu blog: www.blogdacolt.blogspot.com Lucas, c é mó gato

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More